NOTICIAS
17/05/2018
Conctados
53% DOS INTERNAUTAS PASSAM MAIS DE 6 HORAS POR DIA CONECTADOS
Resultado de imagem para internautas conectadosPesquisa da ESET levantou hábitos dos internautas da América Latina; Para maioria, Internet continuará sendo 'perigosa' devido às ciberameaças

Quantas horas você passa conectado diante de uma tela? Segundo pesquisa da ESET, empresa de cibersegurança, 53% dos usuários entrevistados na América Latina dedicam mais de seis horas conectados frente a uma tela. O estudo buscou entender um pouco dos hábitos dos internautas e foi lançado para lembrar o Dia da Internet, celebrado no dia 17 de maio.

Segundo o levantamento, a conexão Wi-Fi privada sai na frente com 57% das pessoas informando acessar a internet por esse meio, na sequência está o acesso via cabo (26,6%) e 9,4% por pacote de dados 3G/4G. Com relação ao local de acesso, a maioria (68%) usa computadores do escritório onde trabalha, enquanto que o celular é o favorito de 3 em cada 10 pessoas para conectar-se.

Caso tivessem que escolher somente um dispositivo para acessar a internet, a grande maioria (68%) escolheu o PC como o favorito, seguido pelo celular (26,6%), o vídeo game (3,87%) e a TV (3,23%).

Preocupações com segurança crescem

Com relação à segurança, 34,6% das pessoas ouvidas foram vítimas de alguma ameaça cibernética, sendo que a maioria delas (23%) sofreu especificamente com phishing e uma porcentagem considerável (14%) não sabe se já foi afetado por ameaças.

Apesar de a maioria (82,8%) utilizar uma solução de segurança em seus equipamentos, 85% acha que a internet continuará sendo perigosa ou que a situação irá se agravar nos próximos anos. No entanto, como forma diminuir o problema, para 97% das pessoas a segurança informática deveria fazer parte da formação educacional nas escolas.

De função militar ao Google

Há mais de 40 anos, uma rede de 23 computadores conhecida como ARPANET era usada pelos militares dos EUA para enviar e acessar informações militares. Embora essa conexão seja entendida como o nascimento da internet, somente em meados da década de 1990 é que a world Wide Web deu seus primeiros passos para se tornar o que é hoje, com surgimento de comércios eletrônicos e jornais online, além, é claro, o nascimento do Google, em 1998, reinventando o hábito de buscar informações na web.

Somente no ano de 2001 foi criada a Wikipedia, pouco depois nasceu o Skype (2003) e, por fim, o Facebook (2004). A partir deste ano nasceu uma nova rede, agora conhecida como Web 2.0. Colaborativa e participativa, que permite aos usuários compartilhar conteúdo e participar ativamente de portais, blogs e redes sociais.

"O que começou como uma rede militar, há mais de 40 anos, tornou-se aquilo de que todos fazemos parte hoje, o que nos aproxima das informações, nos conecta e nos comunica, e também nos confronta com novos riscos e desafios”, comenta Camilo Gutierrez, chefe do Laboratório da ESET na América Latina. "A ESET está comprometida com a educação em segurança cibernética porque acredita que conhecer os riscos aos quais estamos expostos quando navegamos na internet nos permite desfrutar de tecnologia com segurança", complementa.
Terra - IDGNow
« Voltar
   
   
LiveZilla Live Chat Software
 
 
Digite abaixo o seu e-mail:
Conheça também:
Publicidade:
 
CentrallWeb - Por uma Internet honesta, clara e eficiente   
E-mail:
centrall@centrall.com.br
Sistema Antistress: